EM QUE DATA NASCEU JESUS CRISTO ?

EM  QUE DATA  NASCEU  JESUS CRISTO ?

 

Como realmente é do nosso cohecimento,  a verdadeira data do nascimento de Jesus Cristo não é conhecida, por não estar mencionada no Novo testamento.

Apesar de tudo, os cristãos de todos os países do nosso Planeta, comemoram o nascimento de Jesus Cristo no dia 25 de dezembro. Porém, na
Biblia Sagrada não se encontra  nenhuma que nos relata que Jesus Cristo nasceu em 25 de dezembro.

Analisando cuidadosamente a Bíblia, em nenhuma parte está descrita uma data específica para o nascimento  de Jesus Cristo.  Sim, realmente Jesus Cristo nasceu em Belém, uma pequena cidade de Judá, segundo o relato dos evangelhos. Geralmente os pastores viviam ao ar livre, e durante a noite vigiavam os seus rebanhos.

Em maioria parte,  os rebanhos permaneciam quase todo o ano ao ar livre. Porém, será que os pastores poderiam ficar ao ar livre juntos aos seus
rebanhos durante todas as noites do mês de dezembro, sabendo que naquelas campinas, dezembro é um mês de inverno?  A Biblia nos relata que os pastores encontravam-se em abrigos. E com fundamento nisso, vemos que é impossível  que a data tradicional esteja certa, por ser que os pastores encontravam-se nos campos.

Eis o relato bíblico:  “ E ACONTECEU, naqueles dias, que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse.  Este primeiro alistamento foi feito sendo Cirénio presidente do Síria. E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu, também, José da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Betleém ( porque era da casa e família de David ), a fim de alistar-se com Maria, sua mulher, que estava grávida. E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz. E deu à luz seu filho primogénito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa mangedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem. ( Lucas 2: 1-8 ).

Como sabemos, o dito decreto era para que César Augusto pudesse conseguir informações, para fins tributários e também para recrutamento militar.  Para a obdiência ao decreto, Maria, apesar da sua avançada gravidez, teve que acompanhar José,  numa viagem de cerca de 150 quilómetros de
Nazaré a Belém.

Mesmo a maioria parte dos historiadores e doseruditos bíblicos nunca consideram o dia 25 de dezembro como sendo uma real data do nascimento de Jesus Cristo.

Agora perguntamos, qual foi a verdadeira razão da escolha da data do nascimento de Jesus Cristo, após centenas de anos  da  sua morte ?  E por que razão?  Pois, a verdadeira razão da data de 25 de dezembro, fora escolhida em recorrência da cristianização do ‘ dies dolis invicti “ isto é. do dia do nascimento do Sol Invicto. Como se sabe,  o tal dia era um feriado popular no Império Romano que comemorava o solstício de inverno, que simbolizava o regresso do Sol, no fim de dezembro e a proclamação do renascimento da primavera e do verão.  Pois, acredita-se que a razão da escolha do dia 25 de dezembro para o Natal, é para corresponder às festividades  pagãs que geralmente eram sempre realizadas por volta da época do solstício  de inverno, altura em que os dias começam a ficar mais longos, com a finalidade de celebrar o renascimento do sol. A saturnal romana, toda em honra de Saturno, considerado como o deus da agricultura, e ao tão nomeado poder do Sol, que também era festejado nessa data. Os participantes das tais festividades realmente se comportavam-se de maneira imoral e sem nenhum tipo de controle.

Muitos pensam que os cristãos devem celebrar essa data, sem mesmo conhecer o dia exacto em que Jesus nasceu. E o tal para eles é uma honra para Cristo. A descrição bíblica nos deixa saber que o nascimento de Jesus é realmente um acontecimento assaz  relevante.  Ela nos declara que aquando do nascimento de Jesus, uma multidão de anjos apareceu de repente, e alegremente louvavam a Deus, dizendo: “ Glória a Deus  nas maiores alturas, e na terra paz entre os homens de boa vontade. ( Lucas 2:13-14 ). Mas o mais importante é de se lembrar que todo o Novo Testamento não menciona, em parte alguma  e nem tão pouco  nos recomenda  que  a data do nascimento de Jesus  deve ser celebrada . Mas, porém, há um mandamento que nos recomenda a comemoração da morte de Jesus Cristo.

Na derradeira noite, Jesus disse:  “ E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo:  » Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim » Lucas 22:19. )

Laisser un commentaire